sexta-feira, 20 de maio de 2011

MEU LUGAR NO MUNDO

Saudações, amantes caninos!

Um dia desses estávamos passeando na pracinha quando de repente surgiu um cão no meio do nada e me atacou! Fiquei sem ação e se não fosse minha mãe eu não estaria aqui hoje pra contar essa história...
Fiquei pensando em fazer um curso de defesa pessoal, mas depois descobri que quem precisava de professor era o outro cão. Mais do que um professor, ele precisava de um LÍDER! 

A agressividade canina não está, necessariamente, relacionada à falta de carinho do dono, mas sim à criação equivocada. Uma boa educação pode controlar uma agressividade nata, ao passo que a má educação pode tornar perigoso um cão sem tendência à agressividade.

É que nós vemos o mundo de maneira diferente dos humanos: só pelo tom de voz já sabemos se o nosso dono está triste ou feliz. Pelo cheiro, sabemos onde o nosso dono esteve e o que ele fez. Somos tão evoluídos que nem os chimpanzés - muito menos nossos parentes lobos -, conseguem estabelecer contato visual com os humanos. Somos ou nãos somos especiais?!

A conclusão disso tudo é: tratamento desigual aos desiguais!!! Ou melhor, saber como pensamos é saber como educar da maneira correta.

A principal regra no mundo canino é saber 
O MEU LUGAR NO MUNDO


Desde sempre, nós vivemos em matilha, onde no topo da hierarquia está o líder: é ele quem decide sobre os demais membros do grupo, é ele quem tem preferência na comida e na escolha das fêmeas. Ou seja, ser líder é tudo de bom e é tudo que nós queremos ser um dia!

Para nós, caninos, a hierarquia é obrigatória e cada um sabe exatamente o lugar que ocupa dentro do grupo. Por isso, desde pequenos, temos necessidade de identificar o líder da matilha, e, se ninguém comparece, a gente se habilita e é aí que muitos donos tem problemas com seus cães... E é por isso também que muitos dizem que é o cachorro que escolhe o dono, e não o inverso.

Não é preciso muito esforço para identificar o líder: ele entra e sai de casa na nossa frente, come antes da gente, impõe limites e dá ordens. Então, pense comigo: se na matilha ninguém faz isso, então o líder só pode ser eu: sabendo disso, eu posso rosnar pra qualquer um, latir pra qualquer um, puxar a coleira quando passeio, avaçar nos outros cachorro e pessoas, enfim, posso tudo, afinal, como líder, quem decide sou eu!

É claro que isso foi só um pensamento, porque aqui em casa os cargos estão bem definidos, e a consequência disso é que eu sei que tem alguém que me protege, me guia, que não me desampara, e isso faz de mim um cachorro feliz, afinal eu tenho O MEU LUGAR NO MUNDO !

Um bom começo é separar um minutinho pra nós e ensinar truquezinhos: ajuda a entendermos quem é que manda... Desde pequeno Mamis me ensina umas coisinhas, mas nada profissional, é tudo uma grande brincadeira... Eu adoro! vê aí:





INTÉ

Nenhum comentário: