quinta-feira, 27 de outubro de 2011

DOCES OU TRAVESSURAS

Saudações, amantes caninos!


No próximo dia 31 de outubro comemoramos o "dia das bruxas". Mais conhecido como HALLOWEEN, este evento cultural é mais festejada nos países anglo-saxônicos e tem sua origem ligada ao catolicismo, que celebra desde a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallow's Eve - vigília de Todos os Santos). 

O denominado "Dia das Bruxas" decorre de uma tradição lendária de que as bruxas se reúnem duas vezes no ano, nos dias 30 de abril e 31 de outubro, que marcam a mudança das estações. Dizem também que as bruxas podem se disfarçar de gato preto, o que dá origem a muitas superstições associadas a esses bichanos.


De fato, o Dia das Bruxas ou Halloween, é regado de misticismo e simbolismo, e as crianças participam desta festa se fantasiando de figuras assustadoras (bruxas, zumbis, fantasmas, caveiras, monstros e até personagens como Drácula e Frankestein) passeando pela vizinhança em busca de "doces ou travessuras".


São símbolos do Halloween a abóbora (fertilidade), a vela (iluminar o caminho dos espíritos), a vassoura (limpeza das energias negativas), a aranha (destino), o morcego (clarividência), o sapo (sabedoria), o gato preto (meditação e liberdade).



No Brasil, a comemoração é recente e se deve principalmente à influência americana divulgada pela mídia e pelos cursos de língua inglesa, incentivados pelo comércio em geral, que também ganha com essa comemoração ;)




fontes: 

Nenhum comentário: