sexta-feira, 22 de julho de 2011

UM POUCO MAIS DE SHIH TZU

Saudações, amantes caninos!

Atendendo a pedidos, falarei um pouco mais sobre nós, os cães da raça Shih-Tzu.

Reza a lenda que uma princesa chinesa e um plebeu tibetano se apaixonaram, e, inconformados com a impossibilidade de se casarem, cruzaram um legítimo representante da China (pequinês) com um do Tibet (lhasa apso), unindo seus povos e as culturas destes dois países, originando o SHIH-TZU, símbolo desse amor proibido.

Por volta de 1640, o Imperador da China recebeu de presente do Dalai Lama exemplares da raça, que agradou a toda a família real, merecendo registro e foto no "Imperial Dog Book" (Livro de Cães Imperiais). Os shih-tzu's eram criados como cães de companhia das princesas, que delegavam os cuidados aos Eunucos, conseguindo preservar a raça durante séculos. 

Somente durante a Segunda Guerra do Ópio, em 1860, quando tropas francesas e inglesas invadiram o Palácio real é que o shih-tzu ficou conhecido.

O auge do seu prestígio foi durante o reinado da imperatriz Tzu Hsi (1875-1908), apaixonada pela raça shih-tzu. A imperatriz criou uma logística para cruzamento dos cães, considerando temperamento, saúde, estrutura  do corpo, marcações de cor, valorizando a cor dourada devido à ligação desta raça com divindades budistas (shih-tzu significa cão-leão, em mandarim).
Quando a imperatriz faleceu, a raça praticamente se extinguiu por conta da Revolução Comunista da China. (1911). 

Em meados de 1930, a inglesa Brownrigg residente na China encontrou alguns destes cães e exportou para a Inglaterra. Juntamente com alguns exemplares salvos por diplomatas na China, foi possível salvar a continuação da raça, agora na Europa.

Finalmente, em 1940 o Kenel Club registrou a raça shih-tzu entre os cães de companhia (grupo 9- toy) e a cada dia vem ganhando popularidade, chegando a ser a segunda raça mais registrada no Japão em 1998, crescendo dia-a-dia no Brasil, devido à sua beleza, comportamento tranquilo e facilidade de convivência em apartamentos.


Segundo a CBKC - Confederação Brasileira de Cinofilia, o padrão da raça shih-tzu pesa de 4,5 a 8Kg e tem altura de até 27cm, sendo mais longo no comprimento que na altura. Olhos grandes, escuros e bem separados. Cabeça e corpo profusamente peludos.

Possui orelhas grandes, portadas caídas, tão peludas que se confundem com o resto do corpo. Focinho largo, curto e quadrado, peludo e sem rugas (2,5cm da ponta ao stop). Canal nasal em linha com a pálpebra inferior ou levemente abaixo. Trufa preta. Narinas bem abertas, stop definido. Boca larga, ligeiramente prognata ou em torquês, com lábios retos. 

Na aparência geral, o shih-tzu é robusto, tem pelagem abundante e porte distintamente arrogante. Possui temperamento amistoso e independente, inteligente, ativo e alerta. Vive 15 anos, em média.

- é amável com todo o grupo familiar, gosta de colo;
- é sociável com pessoas estranhas e com outros animais;
- extremamente observador e inteligente: aprende logo a rotina da casa; 
- adora beber água, dormir no chã friozinho e deitar com as pernas pra trás;
- apesar de não serem agressivos, se distanciam de crianças/pessoas rudes;
- tem porte elegante, um pulo de leão, e um trote de cavalo leve e fluente
- não se liga muito em truques e não gosta muito de atividades físicas;
- não tem tendência a destruir/roer objetos/móveis da casa;
- não gosta de atividade física, prefere carinho e colo;
- é teimoso e preguiçoso; 
- não late muito.


- sejam firmes e insistentes - mais do que nós!;
- se desejar a pelagem longa, terá que fazer escovação diária; 
- caso contrário, recomenda-se a "tosa bebê", que é de fácil manejo;
- Antes de cruzar, é altamente aconselhável realizar contrato escrito. Veja modelo de contrato aqui.


INTÉ

Fontes Históricas:

Um comentário:

Janaina disse...

Oi, Mércia, o Mano é lindo...só podia ser filho do Dunga mesmo, pena que já tá reservado...esqueça de mim na próxima ninhada não viu..abração!